Além de mais de mil rostos de colaboradores da Glória, o biarticulado ganha um colorido especial com azul e verde, cores do logotipo da empresa que está completando 60 anos. A população pode conferir a novidade a partir de 27 de julho, na linha Santa Cândida-Capão Raso

Na semana em que se comemora o Dia do Motorista, a empresa Transporte Coletivo Glória coloca em circulação um ônibus biarticulado personalizado com rostos de mais de mil colaboradores e o slogan Há 60 anos nós transportamos você. A iniciativa marca a trajetória de seis décadas da empresa, uma das pioneiras na operação da canaleta do sistema expresso no eixo norte-sul de Curitiba.

As fotos significam o reconhecimento ao trabalho não só de motoristas mas também das 2,5 mil pessoas que fazem a empresa funcionar 24 horas, todos os dias do ano. “Nestes 60 anos, contribuímos com milhares de deslocamentos diários, transportando as pessoas e os seus sonhos”, diz diretor executivo Gelson Forlin.

O biarticulado BE 706, da linha Santa Cândida-Capão Raso, entra em operação nesta quinta-feira, 27 de julho. O veículo já integrava a frota e ganhou um adesivo externo em cada um dos 28 metros de extensão das laterais. O layout privilegia as cores do logotipo da empresa, o azul e o verde, que se misturam ao tradicional vermelho para trazer um colorido especial aos 16,5 km da canaleta mais antiga da cidade.

Benção dos ônibus

A programação especial de aniversário acontece de 24 a 26 de julho, nas três unidades da empresa. Neste período, haverá bênção dos ônibus na madrugada, culto ecumênico e bolo. Além dos anos 60 da Glória, as atividades são alusivas ao Dia do Motorista (25 de julho) e ao Dia do Cobrador (19 de agosto).

O motorista Pelcio de Almeida totaliza 47 anos de transporte coletivo e está entre os homenageados nas fotos. “Nestes anos todos, o transporte mudou e para melhor; a cidade cresceu e o trânsito aumentou muito. Mas eu não me estresso”, diz ele que está com 63 anos e desde criança tinha o sonho de ser motorista.

Com mais de 40 anos de empresa, o mecânico Carlos Indalécio Chiquito de Castro é especialista em motores de grandes fabricantes como Volvo, Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen e acompanhou de perto a evolução dos chassis e a chegada da tecnologia embarcada nos veículos. “Há 30 anos não imaginava ônibus eletrônico. Hoje os motores são mais leves e mais simples para ajustar”.

História

A empresa foi fundada pela família Gulin em 13 de junho de 1957 como Mecânica Glória. Em 1964 recebeu o nome de Transporte Coletivo Glória. Em 1974, participou da implantação do sistema de ônibus expresso, que tem entre seus ícones as vias exclusivas e o ônibus biarticulado, e se transformou em modelo para cidades do Brasil e de outros países. Ao longo do tempo, investiu em infraestrutura, frota e na equipe.

Atualmente, transporta quase quatro milhões de usuários por mês, em 415 veículos. Essa frota contempla todas as configurações de ônibus urbano de Curitiba, incluindo desde micro-ônibus até double-deck (Linha Turismo). A empresa também contabiliza a maior frota de ônibus híbridos (movidos a eletricidade e a diesel) do país, totalizando 18 unidades. Juntos eles percorrem mais de dois milhões de quilômetros por mês.