História
Veja como tudo começou...

A primeira imagem mostra um de nossos ônibus Feneme com carroceria Nimbus/Furcare trafegando pela canaleta. Esta foto foi tirada no Bairro Santa Cândida, em 1972, onde fazia a linha Olaria. A segunda foto foi tirada em 2010 e mostra um ônibus Volvo B12M com carroceria Caio. Este veículo opera a linha Santa Cândida – Capão Raso.
Nascido em 1875 o patriarca JOSÉ GULIN, ainda adolescente, iniciou suas atividades na lavoura, mais tarde investiu na industrialização da uva e sua comercialização através de fábricas de vinhos, e comércio varejista de secos e molhados, auxiliado por seus filhos DOMINGOS, ANGELO, VALENTIN, JOÃO, ALFREDO e DAVID GULIN, que a partir de 1942 dinamizaram e diversificaram as atividades da família.

Em 1949, os IRMÃOS GULIN ingressaram no ramo de concessionários de serviço público de transporte passageiros em ônibus, na cidade de Curitiba, e na década de 60, adquiriram o controle acionário da empresa Expresso Princesa dos Campos S/A, empresa pioneira no transporte intermunicipal de passageiros. Fundada em 13 de junho de 1957, na condição de "Mecânica Glória Ltda" e teve essa razão social alterada para Transporte Coletivo Glória, em 1964.
A grande revolução no setor do transporte coletivo em Curitiba, ocorreu nos anos 50, quando o município estabeleceu contratos de concessão com 13 empresas. Naquela época, a cidade era atendida por 50 ônibus e 80 lotações.
Em 1974 foi implantado o Sistema de Ônibus Expresso, com os coletivos circulando em vias exclusivas do sistema trinário. À integração física somou-se a integração tarifária a partir de 1980, com a criação da chamada Rede Integrada de Transporte (RIT), que veio permitir deslocamentos diversificados a quaisquer pontos da cidade com o pagamento de uma só tarifa. Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de "ir e vir" de todos os cidadãos deve ser respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a acessibilidade urbana de forma planejada.
Na imagem a entrega dos vinte primeiros ônibus expressos de Curitiba, em 22 de setembro de 1974. Os veículos foram produzidos pela Marcopolo, de Caxias do Sul.
Curitiba é considerada uma das mais bem planejadas cidades brasileiras e conhecida mundialmente por seu eficiente sistema de transporte de passageiros, o que veio a influenciar o planejamento de cidades no mundo. A cidade de Curitiba, assim como a empresa TRANSPORTE COLETIVO GLÓRIA, tem recebido prefeitos, secretários de transporte de vários países, como México e China, e também, foi a capital escolhida para sediar a conferência mundial sobre a BIODIVERSIDADE. Hoje, mais de 2.000.000 de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte Coletivo.

A empresa TRANSPORTE COLETIVO GLÓRIA, hoje administrada pelos filhos do Srs. Domingos e David Gulin, orgulha-se de ser responsável em gerar mais de 1.000 empregos diretos; transportar 140.000 passageiros, em média, por dia; sua frota, composta por 231 veículos, percorre 1.200.000 km por mês. Tudo isso é resultado que se dá pela prática de uma admirável administração e grande comprometimento de seus colaboradores.
Apresentação
A empresa sede, com um total de 23.140 m2, onde estão todos os setores da empresa e um pátio para estacionamento da frota. A TCG dA empresa sede, com um total de 23.140 m2, onde estão todos os setores da empresa e um pátio para estacionamento da frota. A TCG destaca-se entre as dez permissionárias supervisionadas pela URBS (órgão que administra o transporte coletivo de Curitiba) porque é uma empresa moldada para atender aos mais exigentes especialistas em transporte público, os próprios usuários do sistema.

Por ser uma empresa de responsabilidade, tem o prazer em servir toda região norte de Curitiba, isto eqüivale em números, a garantia de transporte para mais de 150.000 pessoas diariamente, são mais de 1.200.000 quilômetros rodados, pôr mês.

Visando o conforto dos usuários, a empresa coloca a disposição 245 ônibus dos modelos convencionais aos mais modernos veículos de transporte urbano, os Bi-articulados, com capacidade para 270 passageiros.

Dispostos a garantir todo conforto e, principalmente, a segurança aos seus usuários, a TCG conta com uma equipe especializada para manutenção mecânica, elétrica, borracharia e de lataria dos ônibus.

Cerca de 159 funcionários garantem a conservação dos veículos da TCG. Para isto contam com equipamentos modernos como o avançado TruckLaser, um sistema de balanceamento e geometria a Laser, lavadores automáticos e instalações projetadas para atender até 32 ônibus ao mesmo tempo, em 4 garagens cobertas e equipadas.
Com toda a infra-estrutura o setor torna-se auto suficiente em matéria de serviços, que vão de simples revisões e pequenos serviços de lataria, até trocas de motores e caixas de câmbio. A TCG conta com uma central de abastecimento com reservatórios de capacidade para 90.000 litros de combustível e 04 bombas de abastecimento de alta vazão.

Este comprometimento com a eficiência de sua frota é uma característica peculiar da Transporte Coletivo Glória Ltda.
A Transporte Coletivo Glória possui um quadro efetivo de 1344 profissionais capacitados para atender o grande fluxo de usuários da rede de transporte coletivo.
Para distribuir de maneira eficiente, todos estes profissionais, entre os ônibus que servem as 64 linhas, uma Equipe de Tráfego é mantida 24h esta equipe coordena a escala dos carros para suas respectivas linhas e motoristas e cobradores.

Juntamente com esta equipe, um grupo de socorro também atua 24h, seja para atender problemas mecânicos, ou eventuais acidentes de trânsito. Preocupada com a qualidade de seus profissionais, a Transporte Coletivo Glória mantém um Grupo Especializado em Treinamento e Reciclagem para todos os motoristas da empresa, com programas periódicos de atualização, todos os cursos são apoiados por materiais de áudio e vídeo. Sempre andando na frente a TCG foi a primeira empresa em Curitiba a aplicar um Programa Piloto para cobradores que pretendem tornar-se motoristas, onde, depois de selecionados recebem treinamentos práticos e teóricos de direção, cursos de mecânica, borracharia, elétrica e palestras de conduta. Proporciona formação a nível de 1º e 2º Grau para seu funcionários; foi uma das primeiras empresas a buscar a Certificação ISO 9001; implantamos escola de informática para filhos de funcionários; e, pensando no ecossistema, buscou formas de realizar reaproveitamento da água.Oferecendo desta maneira perspectivas de futuro aos seus funcionários.

Com uma visão futurista a Transporte Coletivo Glória pretende tornar-se uma das mais modernas empresas de transporte público do país.

Setores que compõem a empresa:
Setor Responsável
Diretoria Dante Gulin
Diretoria Darci Gulin
Diretoria Egberto Nissel de Carvalho e Silva
Gerência Operacional Gelson Forlin
Gerência de Manutenção Alderico Machado Dias Filho
Contabilidade José Carlos Leal
Financeiro Shirley Carreira dos Santos
Grupo de Apoio Edmilson Romualdo da Silva
TI Marcos Ávila
Trafego Luiz Buture
Trafego Vanderley Heinzen
PCM Roberto de Souza Rodrigues
Compras Antonio Matias
Suprimentos Edison Moreira
Depto. Pessoal Orlando Golombieski
Arrecadação Serino de Moraes Filho
Médico Wilson Bozzi de Sá
Mecânica Geral Nelson Scremin
Portas Gilberto Fagundes
Lataria Antonio Turola
Lavacar Loyr Cavalli Bueno
Elétrica Helio Antonio Martins
Borracharia Luiz Fernando Burbella