Desde 2016, a Auto Viação Marechal e a Transporte Coletivo Glória são apenas uma empresa: a Transporte Coletivo Glória. Pioneiras no transporte coletivo de Curitiba, as empresas Transporte Coletivo Glória e Auto Viação Marechal iniciaram suas atividades em 1957 e 1955, respectivamente. Desde então, vêm participando da história de um sistema que ainda hoje é referência em inovação para outras cidades do Brasil e do mundo.

História da Auto Viação Marechal

Fundada em 25 de outubro de 1955, a Viação Marechal iniciou as atividades com uma única linha: Pilarzinho/Prado Velho (atual Universidades). A determinação dos representantes das famílias Grochowicz, Zen, Zonatto e Silvério fez a empresa evoluir e logo foram acrescentados novos itinerários. Em 1996, a empresa foi adquirida pelas famílias dos irmãos David e Domingos Gulin, iniciando a fase marcada por grandes momentos de inovação em gestão administrativa e operacional.

História da Transporte Coletivo Glória

Em 1949, os irmãos Gulin tornaram-se concessionários de serviço público de transporte de passageiros em ônibus, na cidade de Curitiba. Em 13 de junho de 1957, nasceu a Mecânica Glória que, em 1964, recebeu o nome de Transporte Coletivo Glória. Em 1974, a empresa participou da implantação do sistema de ônibus expresso, que tem entre seus ícones o ônibus biarticulado. E, ao longo das décadas, concentrou esforços em constantes avanços em frota, qualidade e treinamento de colaboradores.

Voltar para página inicial